fbpx
Atendimento

3 Obstáculos na implantação de um ERP

3 Obstáculos na implantação de um ERP e como superá-los

Você está pensando na contratação de um software ERP para sua empresa? Por mais robusta e eficaz que seja essa ferramenta, o sucesso da implementação será baseado na maneira que você, como gestor, definirá e apresentará ao seu time.

Neste artigo, separamos os principais obstáculos que você pode enfrentar na adoção de um sistema, e as melhores formas de resolver cada um deles. Vamos lá? 

Dificuldades na contratação de um ERP

Grande parte dos problemas encontrados na hora de obter um software ERP estão relacionados com um déficit no planejamento, que pesquisa as melhores ações para o negócio e previne das possíveis objeções decorrentes.

Identificar e resolver essas questões são atitudes estratégicas que vão te diferenciar da maioria dos profissionais, e colocar você e seu negócio em posições de destaque.

1°: Custo benefício 

O primeiro grande problema enfrentado por empresas que pensam em adotar um ERP, é encontrar um bom software de gestão, que seja eficiente e apresente um custo benefício de acordo.  

Como resolver:

Bons softwares de gestão cortam gastos tanto na eliminação de processos (retrabalhos principalmente) quanto no aumento da produtividade, mas muitas vezes, a balança não é favorável para definir o investimento como interessante.

Adquirir a ferramenta ideal pelo melhor custo benefício envolve: conhecer muito bem o seu negócio, ter uma visão clara do que você deseja para o futuro da empresa e muita pesquisa.
A solução mais adequada quase nunca pode ser definida pelo valor bruto, mas pelo ROI que ela oferece. Softwares ERP na nuvem, por exemplo, são bem mais em conta do que uma estrutura local e podem oferecer mais segurança, eficiência e crescimento por um preço mais atraente.

2°: Equipe Resistente

Você pode contratar o software mais completo do mercado e pagar o preço mais alto possível, mas se a implantação não for feita da maneira correta, você não verá retorno. O ERP deve ser tratado como uma mudança no mindset da empresa, desde a forma como se planeja o crescimento até a readequação de tarefas rotineiras, por menores que sejam.

O quão acostumados seus colaboradores estão com o modelo atual de gestão financeira e produtiva da sua empresa? Mesmo que não seja a melhor rotina para exercer as tarefas e visualizar dados e resultados, a tendência é que as pessoas prefiram sistemas aos quais já estão habituadas a lidar.

Essa é uma questão que causa resistência à mudança dentro da empresa. Por isso, é preciso envolver o seu time, e por mais bem feito que seja seu planejamento,  isso não garantirá que os colaboradores estejam comprometidos com o projeto no mesmo nível que os gestores e diretores da empresa.

Lembre-se que mudanças devem ser feitas de maneira gradual, envolvendo funcionários-chave da empresa em alguns setores, para que eles possam analisar juntamente a você as propostas.

A colaboração dos usuários da nova solução vai ser fundamental para te ajudar a poupar tempo e dinheiro, pois muitos deles têm claramente os gargalos operacionais dos processos em mente,  e podem te ajudar a economizar e encontrar as saídas mais eficientes.

Quebrar a resistência a uma nova forma de trabalho é uma questão cultural e de hábito, e a primeira pessoa a abraçar a mudança deve ser você! 

Como resolver: 

  1. Saiba claramente qual o objetivo da empresa no mercado, e quais os gargalos operacionais e de gestão você tem que te impedem de atingir esse objetivo;
  2. Pesquise soluções que estejam de acordo com a realidade do que sua empresa é capaz de receber funcional, operacional e mentalmente;
  3. Treinamento eficiente da equipe é mais importante do que soluções de ponta para seu sistema de gestão empresarial (não adianta um bom sistema se ninguém souber manusear);
  4. Busque o apoio e participação direta do seu time em todo processo pré-implantação, isso trará o colaborador para perto;
  5. Use seu perfil de liderança para inspirar e instigar toda a empresa;
  6. Alinhe muito bem com sua equipe como as mudanças irão melhorar a rotina de trabalho;
  7. Por fim e não menos importante, tranquilize seus colaboradores a qualquer desconforto que possa surgir no processo de adequação;

3°: Não contar com o apoio do suporte

Muitas dúvidas e dificuldades podem aparecer a qualquer momento, tanto na implantação quanto na execução do projeto, e isso faz parte. 

E geralmente, a primeira reação é pensar que o sistema não funciona ou não está sendo implantado corretamente, porém muitos se esquecem que há todo suporte do fornecedor para superar essas barreiras.

Como resolver:

É aconselhável sempre buscar solucionar as dúvidas com o departamento de suporte técnico e/ou sucesso do cliente, pois dessa forma a ferramenta será cada vez mais bem conhecida pelos usuários, e os processos mais fáceis, ágeis e a prova de erros.

Para que isso ocorra da maneira mais harmônica possível, busque por empresas que ofereçam soluções que tenham uma comunicação alinhada com a sua, e que se encaixe com sua realidade e seus objetivos. 

Por que superar esses problemas?

Por mais que existam desafios na aquisição de tecnologia aplicada ao negócio, eles servem de combustível para um gestor que quer ver sua empresa se tornar mais produtiva e competitiva

Com a solução em Software ERP em mãos,  você terá mais controle e otimização dos processos de venda, faturamento, emissão de documentos fiscais, entregas, recebimentos e gestão financeira. Tudo isso de forma simples, rápida e segura.

Hora de começar

Portanto, é hora de começar a sua pesquisa. A melhor solução nem sempre é a mais cara, mas a que melhor se adapta ao seu negócio e que trará o maior retorno diante do seu investimento. Se você está pronto para começar essa transformação, é hora de manter esses obstáculos em mente e traçar o melhor caminho para o sucesso.

Embora alguns problemas apareçam na implantação de mudanças, todos eles podem ser resolvidos com uma comunicação clara do que você como gestor deseja para a sua empresa. 

E se você gosta de conteúdos relacionados à gestão empresarial, tecnologia e fluxos de trabalho, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e faça parte do time de empresários mais atualizados do Brasil! 

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes