fbpx
Atendimento

Automação Comercial

Automação Comercial

O que é Automação Comercial

A Automação Comercial pode ser definida implantação de ferramentas com o objetivo de automatizar rotinas para tornar os processos de uma empresa automáticos ou quase sem a necessidade de intervenção humana.

A automação comercial e os documentos fiscais

A implantação de sistemas para automação comercial, nas empresas do varejo, inicialmente era focada, principalmente, para atender as necessidades fiscais como emissão de cupom fiscal e nota fiscal eletrônica. O uso das impressoras fiscais, para emissão de cupom fiscal, impulsionou de forma considerável a implantação de sistemas de automação comercial em micro e pequenas empresas, fazendo que com que essas empresas implantassem e passassem a conviver com softwares de automação voltados para essas funções.

Outras obrigações fiscais como geração de arquivos como Sintegra e relatórios de estoques contábil consolidaram a informatização dos processos nestas empresas.

O caminho da automação comercial nos processos fiscais passou a ser sem volta com a migração de documentos como cupom fiscal e nota fiscal para os formatos eletrônicos NF-e e NFC-e. A partir deste ponto, se tornou quase impossível uma empresa no Brasil operar sem um software de gestão ou software para automação comercial.

Quais processos podem ser automatizados

Em uma empresa comercial, processos como controle de estoque, controle de vendas, controle de compras de produtos para revenda ou uso como matéria-prima em processos de produção, emissão de documentos fiscais como NF-e (Nota Fiscal) ou NFC-e (Cupom Fiscal), podem se tornar mais rápidos com uso de um sistema ERP (Software de Gestão Empresarial) que tornará essas rotinas automáticas e dará mais controle sobre informações geradas.

Em tempos atuais a automação comercial consegue realizar processos ainda mais abrangentes, considerando o uso de dispositivos móveis, pedidos de venda, emissão de documentos fiscais e boletos bancários, podem ser realizados utilizando aplicativos mobile, como força de vendas em smartphones até mesmo fora do estabelecimento comercial, por representantes ou vendedores externos.

Como a automação comercial pode me ajudar com as informações

Além de automatizar os processos, o uso de sistema de gestão empresarial – ERP – para automatizar os processos nas empresas traz mais benefícios na gestão como a possibilidade de gerenciar informações importantes nas tomadas de decisões no dia a dia ou em curto, médio e longo prazo nas empresas.

Coletar informações, armazena e tabular de forma correta para facilitar a leitura e análise é um trabalho minucioso e que deve seguir padrões. Somente com um bom software ERP será possível realizar essa tarefa facilmente, levando em conta que, o sistema deve ser projetado e desenvolvido pensando não somente em executar as tarefas, mas também em guardar informações para demonstrá-las em relatórios gerenciais, gráficos e até mesmo integrado a ferramentas de BI (Business Intelligence).

Equipamentos para automação comercial

O uso de equipamentos para automatizar processos comerciais é bastante comum, no entanto alguns já não estão sendo utilizados como impressoras fiscais que foi substituída, na maioria dos estados do Brasil, por impressoras não fiscais para impressão de DANFE de NFC-e ou Cupom Fiscal Eletrônico.

Atualmente com o foco em IOT (Internet of Things‎ – Internet das Coisas), que é a grande tendência de mercado, o uso de equipamentos inteligentes e conectados está ajudando muitas empresas a realizar tarefas do dia a dia como controle de estoque.

Leitores, sensores e coletores de dados, podem ser instalados e conversar com softwares de gestão ERP, sem a necessidade de acionamento, realizando o controle de entrada e saída de mercadorias em depósitos ou espaços específicos das empresas.

Balanças conectadas podem realizar a aferição do peso dos produtos na entrada e saída de locais de estoque e contabilizar perdas de forma automática, acumulando informações para ajustes em processos ou até falha em equipamentos de refrigeração, por exemplo.

Conclusão

Muito já foi feito no segmento de automação comercial, seja em empresas de pequeno porte, médio porte e empresas grandes. Em empresas do varejo pode-se observar que a automação comercial vem ajudando muito na tomada de decisões de empresários lojistas com as informações acumuladas.

O que antes era utilizado, quase que exclusivamente, por empresas de médio porte, como distribuidores e atacadistas no campo da logística, ou empresas de grande porte como fábricas e indústrias, hoje já pode ser utilizado nas micro e pequenas empresas facilitando a vida dos empresários.

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes