CMV: Custo de Mercadorias Vendidas
Você sabe o quanto calcular o CMV é importante para sua empresa? Se não, deveria. Para sua empresa se manter saudável e pronta para a expansão você precisa ter todos os dados importantes para você.
Hoje neste artigo vamos lhe ensinar como calcular o CMV e te mostrar o quanto é importante você saber destes dados para manter sua saúde financeira em dia.
O que é CMV? (Custo de Mercadorias Vendidas)
O Custo de Mercadorias Vendidas(CMV) é o indicador financeiro que mostra os valores gastos para armazenar mercadorias em seu comércio ou em caso de indústrias o valor gasto para produzir a mercadoria, antes que seja negociado com o cliente.
O valor de um remédio quando você compra no balcão da farmácia entra na soma do seu faturamento, mas não no lucro. O que quero dizer com esse exemplo é que você dono da farmácia precisa descontar o gasto com a compra daquele remédio ao preço final de venda para assim descobrir o valor que ganhou na transição.
Como calcular o CMV?
Existem várias formas de calcular o CMV e entender os custo da sua mercadoria, e pode variar de acordo com seu segmento de atuação, sendo que pode ser pelo inventário periódico ou pelo inventário permanente (indústrias).
Inventário periódico: Aquele em que é realizado em períodos de tempo determinados, de acordo com a necessidade da empresa. É um método simples que depende da contagem unitária de cada produto e é amplamente utilizado em pequenas e médias empresas.
Inventário permanente: Aquele que é atualizado em tempo real, com o sistema controlando cada entrada e saída de mercadorias e insumos da empresa. Esse método facilita a vida do gestor já que as informações contidas nele auxiliam em todo o planejamento de compras.
Mas estas duas segmentações não alteram a fórmula.
Por saldo monetário: Unidade de medida em valores, útil para avaliações financeiras e também serve para medir os ativos da empresa em termos de estoque.
Por mercadoria: Aqui o objetivo é fazer um balanço do estoque em quantidade, sendo útil para departamentos de operações.
Fórmula:
CMV = EI+C-EF
Estoque inicial (EI)
Compras ( C )
Estoque Final (EF)
Parece simples, não é mesmo? Para melhor entendimento, um exemplo sempre ajuda. Vamos a ele:
No início do mês, a sua empresa possuía R$ 5 mil em estoque (EI)
Ao longo dos 30 dias, ela investiu R$ 3 mil em compras (C)
Foram devolvidos R$ 200,00 em produtos, pelos clientes (DV)
Ao final do período, a empresa termina com R$ 4 mil em estoque (EF).
Logo, temos o cálculo:
CMV = EI + C + DV – EF
CMV = R$ 5.000,00 + R$ 3.000,00 + R$ 200,00 – R$ 4.000,00
CMV = R$ 4.200,00
Isso significa que o Custo das Mercadorias Vendidas foi de R$ 4.200,00.
Antes de se assustar com o resultado, lembre-se de que essa fórmula se aplica para chegar ao valor geral, ou seja, o CMV total do mês apurado.
Por mercadoria:
Para calcular por mercadoria, você precisa fazer para cada produto unitário, caso tenha um mercado, por exemplo, você pode calcular o CMV unitário de um refrigerante ou de outro produto por unidade.
Para isso, encontre o RI de cada grupo, identifique quanto investiu em compras nele e também o seu EF.
Vamos a mais um exemplo:
No início do mês, a sua empresa possuía R$ 500 em EI de refrigerantes
Em 30 dias, ela comprou R$ 1 mil em refrigerantes (C)
Ao final do período, chega com R$ 550 em estoque (EF).
Logo, temos:
CMV = R$ 500,00 + R$ 1.000,00 – R$ 550,00
CMV = R$ 950,00
Com o CMV a R$ 950,00, se você vendeu R$ 2.350 em refrigerantes no mês, seu lucro bruto foi de R$ 1.400,00 com esse produto.
O porquê calcular CMV é essencial?
Você pode identificar o lucro bruto que sua empresa tem. Seu lucro bruto deve ser suficiente para cobrir as despesas gerais, como juros e impostos e ainda deixar um lucro líquido saudável.
Se você está gastando muito para criar seu produto, não ganhará o suficiente para ter lucro líquido. Ao verificar estes números, você irá perceber que pode está precisando uma alteração no valor do material ou melhorar a produtividade.
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