fbpx
Atendimento

ERP como Vantagem Competitiva

Investir em uma solução ERP pode te trazer grande vantagem competitiva. O cenário atual do mercado envolve uma concorrência acirrada e um alto nível de exigência em qualidade não só de produtos, mas também de serviços e atendimento. Com isso, as estratégias de negócio precisaram evoluir, e para driblar essas condições desafiadoras, os softwares ERP têm se destacado.

Para entender de forma prática o que isso significa, pense em empresas que possuem: os melhores preços, um atendimento qualificado, agilidade na entrega, e/ou oferecem produtos ou serviços de alta qualidade.

Cada uma dessas particularidades podem levar o negócio a atingir um número maior de vendas. Agora, mesmo que o aumento no faturamento  represente um ponto positivo do negócio, não é somente isso que indica a presença de uma vantagem competitiva. 

Por exemplo, quando você obtém bons resultados por conta de preço baixo, sua empresa se torna refém dessa variável. Isso faz com que a busca por manter os custos no mínimo seja constante, para assim manter sua posição. No entanto, isso pode gerar uma queda na qualidade do que você oferece, levando seu negócio a perder sua posição de destaque no mercado, além de levar o público a associar seu produto apenas ao preço.

Logo, se manter na preferência do público depende de outros fatores que vão além de promoções e do menor preço. Para ser considerada uma vantagem competitiva, é preciso também:

  • agregar valor ao consumidor: fator de diferencial estratégico. O que você oferece deve ser algo que melhore a experiência do cliente e represente uma evolução significativa em sua jornada;
  • ser insubstituível: a vantagem competitiva deve ser única, algo que não é possível superar ou substituir;
  • exclusividade: não pode ser algo copiado facilmente pelos concorrentes e se manter como único e exclusivo ao longo do tempo;
  • ser sustentável: a um tempo atrás isso não era relevante, hoje em dia a preocupação do cliente com o impacto ambiental gerado pela produção e pelo consumo é maior, e a da empresa não pode ser diferente;

Agora que você entendeu a prática, vamos ver como os softwares ERP são capazes de garantir o ganho de vantagem competitiva e destacar sua empresa frente aos concorrentes?

Fazendo mais com menos

O investimento em um software de gestão empresarial é a peça chave para otimizar o fluxo de trabalho e simplificar processos.

Com um ERP é possível ter uma redução dos custos e simultaneamente uma melhoria no andamento de todos os departamentos. Já ouviu aquela expressão “tempo é dinheiro”? Essa é sem dúvidas a maior vantagem competitiva proporcionada por um ERP. Tarefas que antes demoravam horas ou até dias para serem realizadas, agora ficam prontas com um clique, possibilitando desenvolver seu negócio de forma prática e ágil.

Dados à prova de erros

Muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para obter dados precisos e confiáveis. Porém, no mundo corporativo, todo trânsito de informações precisa de conhecimento, registro e análise para manter o melhor dinamismo de demandas e ser considerado uma vantagem competitiva.

Por isso, ter um software ERP é fundamental, pois ele gera os dados financeiros e fiscais de maneira automatizada. Isso torna as informações à prova de erros, melhorando completamente a performance da equipe e da empresa como um todo. Afinal de contas, além de garantir a integridade das informações, mantém a consistência desses dados de maneira integrada.

Mobilidade

O investimento em tecnologias móveis para gestão empresarial chega a ser desproporcional à dimensão da vantagem competitiva que você terá. 

Inovação, maior produtividade, integração entre a equipe, ampliação do espaço de vendas, contato mais direto com o cliente, e o mais importante: acompanhamento em tempo real do seu negócio.

Com as informações disponíveis a qualquer momento é possível uma maior agilidade na execução de demandas. Afinal de contas, funções administrativas, financeiras, estoques, vendas, entregas, consomem muito do nosso tempo, energia e recursos. E o gerenciamento desses departamentos através de sistema de gestão, funciona de maneira simplificada com o acompanhamento em tempo real.

Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem permite que sua empresa se torne mais acessível tanto ao público interno quanto externo. Com essa tecnologia inovadora, torna-se possível o desenvolvimento de aplicativos para fortalecerem suas vendas, além de reduzir custos, facilita a escalabilidade do negócio.

Diminuição do retrabalho

Já que com um software ERP é possível tornar demandas mais simples e assertivas, consequentemente evitamos os indesejados retrabalhos.

E melhor do que isso, a estratégia somada a automação, permite que sua equipe atue mais motivada, considerando que as tarefas serão feitas de forma muito mais ágil, prática e eficiente.

Gestão estratégica de pessoas

Com o cruzamento de dados advindos da integração dos departamentos, a identificação dos gargalos operacionais é mais assertiva.

Isso ajuda a definir pontos de desenvolvimento nos colaboradores, facilitando a aplicação de técnicas de aprendizagem mais inteligentes, e tornando os feedbacks e até mesmos novas contratações, mais eficientes. Assim, sua equipe também sai na frente dos concorrentes, e a vantagem competitiva aparece também no âmbito macro da empresa.

Otimização do capital de giro

Com melhorias em diversos processos operacionais, o dinheiro necessário para o bom andamento do negócio passa a ser menor do que a quantia utilizada antes.

De qualquer forma, o planejamento financeiro, a disciplina e a paciência continuam sendo necessários. O software ERP vai agilizar esse processo, fazendo jus à frase: tempo é dinheiro!

Relatórios e planejamento aprimorados

Mais um ditado para ilustrar a vantagem: “quem não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum.”

Outra vantagem competitiva que o ERP proporciona é que a sua empresa terá um sistema de relatórios consolidado para cada processo e disponíveis a qualquer momento. Ou seja, de todas as informações que você tiver ali dentro, você poderá filtrar e emitir relatórios específicos ou mais amplos em questão de segundos.

Esse tipo de sistema permite analisar e comparar funções entre departamentos, sem a necessidade de várias planilhas e e-mails. Por exemplo, os relatórios de vendas podem indicar quais são os produtos mais procurados e facilitar a gestão do seu estoque. Além disso, relatórios personalizados podem ser gerados rapidamente.

Essa funcionalidade permite que você seja mais minucioso na análise dos seus processos. Isso ajuda no planejamento empresarial, identificando os pontos fortes operacionais e as áreas que precisam ser melhoradas.

Fornecer esse tipo de visão detalhada dos dados de uma empresa possibilita a tomada de decisões mais bem informada, segura e assertiva, com base em dados e métricas.

Sua empresa já está obtendo vantagens competitivas com o uso de ERP? Compartilhe sua experiência conosco!

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes