fbpx
Atendimento

Importância de um Sistema ERP

Importância de um ERP

De forma geral para se tomar decisões assertivas, quando nos referimos à gestão e administração de uma empresa, deve-se levar em consideração as informações coletadas dos departamentos de vendas, financeiro, compras e administrativos em geral, para garantir que essas decisões tenham como base a situação real, seja histórica, atual ou até projetada dessa empresa.

Com base nisso, podemos afirmar que uma das tarefas mais importantes no dia-a-dia, é a coleta e guarda das informações de forma segura para garantir que estarão disponíveis e organizadas para poder trazê-las em forma de relatórios e indicadores em tempo hábil o suficiente para ajudar nas tomadas de decisões e para isso uma empresa não pode abrir mão da implementação de um ERP – Enterprise Resource Planning.

Qual o maior desafio em tudo isso

Pois bem, entendemos que para muitas empresas quando a integração entre todos os departamentos não acontece de forma simultânea, fazendo com que as informações não sejam disponibilizadas para todos em tempo real, ou até mesmo em tempo suficiente para que, por exemplo,o vendedor saiba no momento da venda que um cliente está inadimplente com a empresa ou que um produto que está sendo vendido já não está disponível no estoque, porque outro vendedor talvez esteja realizando uma venda via aplicativo de força de vendas (App Mobile) que não está online, possibilitando o compromisso de entrega para o cliente.

Isso falando somente de um caso operacional e cotidiano, imaginemos em casos de criação de estratégias para essa empresa.

O valor dos dados gerados

Hoje em dia os dados gerados por empresas, muitas vezes, chegam a ser um dos ativos mais valiosos delas, por isso deve-se adotar medidas para que a geração desses dados seja realizada de forma correta . Outro cuidado que se deve ter é que essas informações sejam armazenadas de forma confiável e segura.

Além de tudo isso que foi observado, de nada adianta a geração de muita informação e o cuidado com o correto armazenamento, se essas informações não estiverem à disposição para a realização das mais diversas análises dos gestores das empresas, como já descrito acima.

Os dados relativos à vendas, compras, clientes e produtos devem ser utilizados no dia-a-dia das empresas na forma de painéis indicadores (dashboards) sempre visíveis para esses gestores, possibilitando a identificação de falhas ou gargalos e a tomada de decisão para correção de curso com base em informações em tempo real.

Indicadores em tempo real

Pensando em tudo isso, a Global Sistemas vem inovando e desenvolveu uma ferramenta para facilitar esse processo de visualização e análise de dados gerados por nossos sistemas. Foi criado um website que, em tempo real, coloca em painéis – dashboards – as informações geradas e possibilita a análise – BI (business intelligence) – dos mais diversos indicadores, sejam financeiros, compras, vendas, produtos e clientes.

Isso faz com que o gestor ou consultor empresarial veja em tempo real informações consolidadas e tenha a capacidade de tomar decisões para corrigir durante o percurso, resolvendo o problema antes que ele se torne crônico, transformando em um diferencial competitivo e obtendo resultados positivos.

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes