fbpx
Atendimento

O que é o certificado digital

Certificado digital

Com o avanço da tecnologia da informação, grande parte das operações que realizamos hoje em dia envolvendo documentos com validade jurídica, já podem ser realizadas via internet de forma completamente digital.

Para quê serve um Certificado Digital

Operações como emissão de documentos fiscais, emissão de NF-e – Nota Fiscal Eletrônica, NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica e NFS-e – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, além de registro de funcionários via e-Social junto aos órgãos competentes, são as operações mais comuns para empresários dos segmentos de comércio e serviços.

Todas essas operações têm validade jurídica e devem, para garantir essa validade, conter a assinatura digital do emissor, assegurando que quem emitiu e transmitiu esses documentos foi realmente a empresa.

Em resumo, um software ERP ou de automação comercial não pode realizar as operações fiscais sem o uso de um certificado digital, seja A1 ou A3.

Mas como funciona um certificado digital?

Explicando de forma bem simples, um certificado digital é um arquivo, que pode estar salvo em token ou cartão (Quando se trata de modelo A3) ou em forma de arquivo propriamente dito (Quando se trata de modelo A1) que contém uma chave criptografada, chamada de chave pública.

Essa chave é enviada junto com o documento e o órgão que recebe esse documento faz a validação do documento descriptografando essa chave enviada, utilizando uma chave privada, e valida as informações.

Volto a dizer que estamos explicando de forma bem simplificada!!!

No final das contas, hoje em dia é impossível que uma empresa inicie suas atividades sem ter um certificado digital, isso porque, como já dito, para emitir documentos fiscais, realizar registros de funcionários, consultar situação e dados do CNPJ em órgãos como Receita Federal, Sefaz, etc, é necessário utilizar o certificado para comprovar a identidade da empresa.

Como adquirir um certificado digital?

Existem várias empresas no mercado, chamadas de Certificadoras. Essas empresas são credenciadas pelos órgãos competentes para verificar a identidade do empresário, conferindo os documentos pessoais, contrato social, etc, e gerar o certificado digital.

Qual modelo de certificado digital devo escolher?

Os modelos mais comuns oferecidos são o A1 e A3, os dois têm a mesma função, porém com duas diferenças relevantes. Vamos falar dos dois modelos:

Certificado Modelo A1

Ele é emitido e salvo como um arquivo que pode ser instalado diretamente no repositório de certificados do seu computador, ou ser utilizado simplesmente como um arquivo, e tem validade de 1 ano.

A grande vantagem dele é que pode ser utilizado simultaneamente em vários computadores, vantagem importante pois pode ser enviada uma cópia para o contador, e você pode manter um backup salvo para re-instalações em caso de formatação do seu computador ou perda da senha.

Certificado Modelo A3

É emitido e salvo, pela certificadora, em um dispositivo físico que pode ser um token USB ou em um cartão que utiliza uma leitora. Tem a vantagem de valer até 3 anos, mas as desvantagens são maiores que a vantagem da validade.

Normalmente apresentam problemas de instalação pois dependem do funcionamento de um dispositivo físico (token ou leitora de cartão), que embora venha com os instaladores, muitas vezes o próprio Windows dificulta essa operação pelas suas diversas versões e updates.

Além disso, por se tratar de dispositivo físico, pode apresentar problemas e instabilidades quando trocada a porta USB que está conectado ou até mesmo quando é retirado e colocado na mesma porta. Outra diferença que existe é na velocidade, já que o A1 é um arquivo que já está dentro do PC, ele é mais rápido para ser acessado.

Outras desvantagens do A3 são:

  • Só pode ser utilizado no computador que está conectado;
  • Não possui backup em caso de perda do dispositivo;
  • Tem limitação de tentativas de uso da senha;

Em resumo, ainda que o preço x ano do A3 fique mais baixo, as vantagens do A1 tornam o custo benefício mais compensador.

Como estamos evoluindo muito nossos softwares de gestão empresarial e controle, tanto o SGC Litos quanto o SGC Standard, aqui na Global Sistemas podemos tornar o certificado A1 da sua empresa ainda mais vantajoso.

Funcionalidades, como a emissão de documentos fiscais NF-e e NFC-e, podem ser realizadas em nuvem de forma mais rápida e de qualquer computador da sua empresa, estando dentro ou fora dela.

Nossos sistemas são integrados, o SGC Litos Mob1 e o SGC Standard Mob1, ambos disponíveis na Google Play, já estão preparados para emitir esses documentos. Isso significa que você pode fazer suas vendas e emitir suas notas fiscais no seu Smartphone, de onde estiver.

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes