fbpx
Atendimento

O que é Pix?

O PIX é um meio de transferência ou pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil, que entrou em produção em novembro de 2020, e que veio para ser mais uma das opções de transferência ou pagamento além de TED, DOC ou máquinas de cartão. 

Como funciona o PIX

O Pix está disponível em todos os bancos e carteiras digitais com mais de 500 mil contas. As transferências são feitas no estilo TED, só que simplificado. No lugar dos dados da conta e do titular, podem ser utilizadas apenas as Chave Pix, o valor é ilimitado pelo pix e limitado de acordo com cada banco.

Chave PIX

A chave Pix é uma espécie de atalho que pode ser utilizado para facilitar ainda mais a transação de transferência. De forma simplificada, para receber uma transferência, não será necessário informar mais todos os dados da sua conta, ainda que siga funcionando também desta forma, você poderá apenas informar uma das 4 alternativas:

  • Número CPF
  • Número de telefone
  • E-mail
  • Chave aleatória

Para criação da chave Pix o correntista deverá, no aplicativo do seu banco, ir até a opção de criação de chave Pix e cadastrar uma das opções como CPF, telefone, e-mail ou a opção de chave aleatória, onde o banco irá criar uma espécie de código exclusivo.

Vale a pena lembrar que, por exemplo, se cadastrar seu telefone em um banco ele não poderá ser cadastrado em outro, há menos que você revogue seu uso no primeiro.

Vantagens do PIX

Além de ser um meio seguro, que dificulta fraudes e deixa as cédulas de papel ainda mais obsoletas, sua agilidade e facilidade são imensuráveis, cadastrar Pix é um processo que demora segundos para ser efetivado, podendo transferir quantidades até então indeterminadas de dinheiro em segundos, apenas usando uma Chave Pix.

Outras vantagens são que o pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Ainda sim, mantendo a agilidade e praticidade, não em detrimento à segurança, pois a chave Pix usada na transferência pode ser um número aleatório gerado pelo seu próprio banco, QR code ou link de pagamento, sem expor nenhum dado pessoal ou até mesmo seu número de telefone, que também podem ser usados como chave caso queira.

Quanto custa as transações do PIX

O Pix não tem, a princípio, nenhum custo de pessoa física para pessoa física, ou de pessoa física para empresas. Já em transações Pix efetuadas por PJ (Pessoa Jurídica) B2B ou B2C, cada instituição poderá efetuar a cobrança pelas transações, disponibilizar pacotes ou até mesmo isentar, conforme suas políticas de fidelização. 

Por que usar o PIX

Já parou pra pensar porque os bancos estão fazendo propaganda do Pix (O que é pix?) sendo que, além de nenhum deles deter sua criação, eles mesmo vão parar de lucrar em cima de TED? É muito simples: Facilidade! Com o Pix você vai facilitar e agilizar muitos processos relacionados a pagamentos. 

Principalmente para o mundo empresarial, onde a disponibilidade de recursos é crucial para realização de compras, investimentos, entre outras rotinas, você poderá realizar vendas com recebimento via Pix e ter o dinheiro disponível em segundos.

O recebimento de títulos como boletos requer tempo de compensação onde, na maioria das vezes, o recurso somente está disponível em D+1 ou até D+2, com o pagamento sendo efetuado via Pix essa realidade muda, podendo ser compensado e estar disponível no mesmo dia, na mesma hora.

Integração Software com o PIX

Nós, da Global Sistemas, estamos pilotando, ou seja, em fase final de testes, na implementação do Pix em nossos sistemas ERPs e Sistema de Automação Comercial.

Muito em breve estaremos lançando os recebimentos por Pix, tanto para títulos como boletos, como para recebimento de venda a vista e disponibilizando essa funcionalidade para todos nossos clientes, em todas as ferramentas.

Fale com nossos consultores e fique por dentro dessa novidade.

Veja como funciona no SGC Litos

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes