A roteirização de entregas é uma das formas mais eficientes de otimizar o processo de entrega de uma empresa. Criar rotas a partir de cálculos de distância, capacidade de volume e peso dos veículos envolvidos e tempo entre pontos, além de tornar o processo mais eficiente, reduz custos e torna todos o processo mais eficiente.
O que é roteirização
Podemos definir roteirização como a criação de itinerários considerando a distância entre os pontos, tempo total disponível para percorrer os pontos, capacidade de carga do veículo que vai realizar o itinerário, melhor rota possível para tornar o itinerário eficiente e garantir economia de combustível.
A roteirização deve, portanto, disponibilizar a ordem de entrega, melhor rota, e quantidade de entregas possíveis em um intervalo de tempo definido.
Quais benefícios da roteirização
Um dos maiores benefícios de realizar a roteirização de entregas é a economia, tanto de tempo quanto de desgaste, combustível dos veículos. Além disso, temos que considerar que a roteirização traz também como benefício a melhoria de agilidade do processo de entrega, garantindo entregas mais rápidas e maior eficiência do uso da mão de obra e utilização da capacidade dos veículos envolvidos.
Como realizar roteirização
Inicialmente devemos considerar a quantidade de entregas que sua empresa realiza, isso vai definir o modelo de roteirização que deve ser adotado.
A integração dos módulos de geração de pedidos de venda, faturamento, emissão de documentos fiscais e TMS (Transportation Management Systems), vai facilitar muito esse processo como um todo.
Considerando que para a criação das rotas de entrega, devemos inserir os pedidos de venda que irão compor o itinerário, com seus devidos endereços, o uso de um software que mantem essas rotinas integradas é essencial para agilizar o processo.
Conheça nossa ferramenta de roteirização integrada ao SGC Litos.