fbpx

PIX – Diferença entre o QR Code Dinâmico e Estático

PIX – Diferença entre o QR Code Dinâmico e Estático

Vem se popularizando cada vez mais os pagamentos e transferências por PIX. Isso devido a facilidade de realizar as transações e agilidade no processo como um todo, que é confirmado em até 10 segundos.

Desde o lançamento do PIX pelo Banco Central, em novembro de 2020, o PIX já movimentou mais de 1 trilhão de reais, e ainda está em plena evolução de recursos o que fará, certamente, que seja responsável pela maior parte das movimentações financeiras em breve.

Como funciona uma transação PIX

Para realizar uma operação PIX basicamente é necessário ter uma chave PIX, que pode ser o CPF, CNPJ ou número de telefone, uma chave aleatória gerada pelo banco ou até mesmo com os dados da conta de destino.

Outro método que pode ser utilizado é a leitura de um QR Code, sigla para Quick Response Code. O QR Code é um código de barras bidimensional, ou seja, possui informações tanto na horizontal como na vertical.

O QR Code, no caso do PIX, vai possibilitar armazenar as informações da conta do destinatário do pagamento ou transferência.

Tipos de QR Code do PIX

No caso do PIX, podemos ter dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico.

Mas, qual a diferença entre eles?

Estático

O QR Code estático no PIX é utilizado para manter as informações da conta de destino, devendo o usuário que irá realizar a transferência ou pagamento informar o valor que será realizada a operação.

Como o QR Code estático não possui informações específicas da operação que será realizada, como mencionado anteriormente, ele pode ser utilizado em várias transações, ou seja, um mesmo QR Code pode ser compartilhado para recebimentos em situações diferentes com valores distintos.

Dinâmico

O QR Code dinâmico no PIX já é bem diferente. Ele carrega informações específicas da operação que está sendo realizada. De forma geral, é mais utilizado para operações de pagamento onde o destinatário já fornece informações de valor, que não pode ser modificado pelo pagador, descrição do produto ou serviço e até identificação do pagador.

O QR Code dinâmico não pode ser reaproveitado para outras operações, mesmo que as operações sejam iguais, já que na efetivação do pagamento ele deixa de ter validade. Além disso, o QR Code dinâmico possui prazo de validade, expirando em um prazo determinado.

Recebimentos com QR Code Dinâmico

Em operações de prestação de serviços ou venda de produtos, a tendência é que seja cada dia mais utilizado o PIX para recebimento. Isso porque a operação PIX tende ser mais barata em comparação com operações como cartão de débito, além é claro do maior benefício que é o fato do recebimento ser instantâneo.

Em operações com cartões de débito e crédito, em geral a compensação na conta do lojista demora entre 1 a 2 dias, dependendo do tipo de operação. No PIX o crédito é instantâneo, ou seja, confirmada a operação o valor já está disponível na conta da empresa.

Outro fator importante é o custo da operação, que em comparação com cartões, que cobram um percentual sobre o valor da operação, as operações de recebimento por PIX tem valor fixo por transação.

Quer saber mais sobre recebimentos por PIX?

Estamos preparados para isso, que já é realidade para nossos clientes. Fale com nossos consultores e conheça nossas soluções para recebimentos por PIX, Boleto PIX e mais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Artigos Recentes