fbpx

Software ERP para Multiempresas

Os softwares ERP (Enterprise Resource Planning) são responsáveis por integrar diversos departamentos e áreas de uma empresa. 

Com isso, você consegue ter uma tomada de decisões mais assertiva, por conta de uma perspectiva de cima da empresa. Com os softwares ERP, sua visão engloba desde um cadastro de produtos à emissão de relatórios contábeis, desde uma emissão de documento fiscal ao controle de entregas. Assim, você consegue controlar todas as pontas do seu negócio, analisar onde existem furos e desenvolver estratégias mais eficientes. 

E quando se trata de empresas que se ramificam em filiais ou em diversas outras menores, não é diferente. Os ERP’s são capazes de manter uma gestão centralizada, que possibilitam o gerenciamento de todas as empresas do grupo em uma única plataforma.

Vamos ver como isso funciona?

O que é um ERP Multiempresas?

É natural que com o crescimento do seu negócio, novas oportunidades vão surgindo e você acabe tendo várias empresas dentro de uma só.

Com um software ERP multiempresa, cada uma dessas empresas distintas vai ter sua operação em separado, mas as informações de todas vão estar centralizadas na mesma esfera.

E essa concentração de informações facilita a operação e garante relatórios e análises mais assertivos e eficientes. 

Então, se você precisa gerenciar dados de diferentes CNPJs no mesmo grupo econômico, um ERP multiempresa é a melhor solução.

Benefícios e Vantagens

Ter controle gerencial é um desafio enorme para qualquer empresa. Controlar, gerir, analisar, comunicar e vender com eficiência e precisão, e tendo mais de uma empresa ao mesmo tempo, se torna um desafio maior ainda. 

E com um software ERP multiempresa você consegue diminuir a sua margem de erro, devido a:

Centralização de informações:

Dados como cadastro de clientes, estoque, financeiro, ficam organizados no mesmo ambiente. Assim, os gestores conseguem ter acesso às informações de todas empresas do grupo, e ter uma comunicação mais ágil e segura. 

Comunicação integrada com ERP multiempresas:

É extremamente importante que você tenha noção das demandas do seu negócio, assim, você precisa estar atento às suas vendas, que por sua vez, estão ligadas à sua capacidade de produção, e que dependem das suas compras, que estão vinculadas ao seu financeiro, e assim vai. Quando falamos de multiempresas, essa comunicação é indispensável. 

Por exemplo, se você faz a contagem de estoque na matriz, depois na filial 1, depois na filial 2… essas informações ficam soltas e acabam sendo feitas mais de uma vez. Ou seja, o retrabalho é alto, as informações ficam desalinhadas e o tempo não é otimizado. 

Logo, um ERP multiempresa permite que, além dos setores, as filiais se integrem, se comuniquem, compartilhem informações e examinem os dados umas das outras. Ao final, a empresa ganha tempo e uma gestão mais otimizada de recursos, produção e vendas .

Com essa visão 360º, fica possível ter a tomada de decisão sobre movimentações entre as empresas, como insumos, equipamentos e até mesmo colaboradores ou recursos financeiros. 

Emissão de relatórios individuais e gerais:

Como já citamos aqui, o ERP multiempresa registra todas as informações da sua empresa e de todos os CNPJ’s cadastrados. Com esses dados, você consegue relatórios gerenciais tanto na visão macro do negócio, que vai considerar todo o grupo de empresas, quanto na visão micro, mais específica de algo. 

Por exemplo, a DRE (Demonstração de Resultado de Exercício), relatório que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo. É imprescindível que ele seja feito tanto de forma macro quanto individualmente. E o software ERP possibilita isso, com todas as informações consolidadas em um mesmo ambiente.

Processos padronizados: quando falamos de várias empresas dentro de uma só, os processos são bastante diferentes, como os do setor financeiro, produção, comercial, administrativo, etc. Afinal, estamos falando de áreas totalmente distintas. 

Por mais que o fluxo de trabalho seja diferenciado por áreas, é possível padronizar processos para facilitar a integração no sistema. 

Ao utilizar um ERP multiempresa, você consegue padronizar essas rotinas. 

Compras e vendas, contagens de estoque, promoções, emissão de documentos fiscais, pagamentos, são basicamente as funcionalidades mais utilizadas.

E como toda sua equipe estará utilizando o mesmo sistema, todos terão acesso aos mesmos módulos, logo, ao mesmo procedimento. Isso não acontece quando a matriz usa um software X e as filiais um Y, porque cada sistema tem um modus operandi diferente.

Aplicação do ERP multiempresas

Em síntese, podemos dizer que o ERP multiempresas é aplicável em empresas do mesmo segmento, que se subdividem entre: matriz e filial/filiais.

Por integrar todas as filiais, estamos falando de um software com estrutura mais robusta.

Assim, o gestor terá uma visão integrada de todas as transações em tempo real, e será capaz de tomar decisões mais rápidas e assertivas. Além disso, o desempenho da equipe como um todo fica otimizado, fluindo de maneira mais prática e leve. 

Se sua empresa tem mais de um CNPJ e necessita de um sistema para alinhar as informações e integrar o fluxo de trabalho, a implantação de um ERP multiempresas é sem dúvidas a melhor solução.

Sendo assim, conheça as soluções Global Sistemas e tenha certeza de uma gestão mais potente!

+500 empresários fazem seus negócios crescerem com a Global Sistemas

Venha fazer parte desse time e coloque sua empresa em destaque no mercado!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Artigos Recentes