fbpx
Atendimento

Tipos de consultas Serasa

Tipos de consulta Serasa

Em geral, a maior parte das operações de vendas, seja na modalidade B2B, que consiste em transações entre empresas ou B2C quando realizadas operações entre empresas e consumidor final, são realizadas também operações de crédito.

Normalmente para vendas B2C as vendas a prazo são realizadas com cartões de crédito. No entanto, quando se trata de vendas a prazo B2B, a concessão destes prazos é feita pelas próprias empresas.

Para assegurar que crédito concedido perda para a empresa, faz-se necessário tomar algumas precauções a fim de eliminar, ou pelo menos reduzir ao mínimo, o risco de inadimplência.

Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é a análise de crédito por meio de consultas realizadas em serviços de proteção de crédito.

O Serasa oferece esse serviço e dispõe de consultas de crédito, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, que traz informações sobre negativações, protestos e até informações positivas.

Quais os tipos de consulta?

Existem alguns tipos de consultas oferecidas pela Serasa. O que vai diferenciá-las é a quantidade de informações que elas retornam e a qual tipo de empresas elas são destinadas. Confira abaixo os principais tipos de consulta.

CREDNET LIGHT

A Crednet Light é o tipo de consulta mais simples, permitindo acesso somente à identificação do consumidor, documentos roubados, furtados e extraviados, REFIN, PEFIN, cheques sem fundo e registro do número de consultas realizadas no documento. A solução é disponível apenas em âmbito estadual. Ela está disponível para consultas de pessoas físicas e jurídicas.

CREDNET TOP

A Crednet Top é uma solução que foi desenvolvida para pequenas e médias empresas que atuam dentro de um só estado e que tenham dinâmica de entradas e saídas rápida. A Crednet Top funciona para pessoas físicas e pessoas jurídicas e mostra respostas bastante completas, como apontamento de inadimplências, cheques sem fundo, protestos estaduais, PEFIN, REFIN, documentos extraviados e outros dados que possam ser pertinentes para a análise.

CONCENTRE

A Concentre é bem semelhante à Crednet Top, a principal diferença é o alcance nacional. Além disso, é possível consultar ações judiciais, participação em falências e uma classificação de risco de crédito, que indica a probabilidade de inadimplência. Essa solução também está disponível para PF e PJ.

CREDIT BUREAU

Esse é o relatório mais completo que a Serasa oferece, fornecendo uma grande base de dados para as empresas sobre pessoas físicas. Além de todas as funcionalidades da Crednet Top e da Concentre, a Credit Bureau mostra o score do cliente, que é a reputação do consultado no mercado. A solução é indicada para médias e grandes empresas e instituições financeiras. A Credit Bureau é uma solução de concessão de crédito somente para pessoas físicas.

RELATO TOP SCORE

O relato Top Score é como se fosse o equivalente do Credit Bureau para consultas de pessoas jurídicas. Por meio dela é possível identificar documentos, constatar documentos extraviados, consultar PEFIN e REFIN, cheques sem fundo, número de consultas realizadas no documento, protesto nacional, classificação de risco no Serasa, entre outras funções.

Integração Direta com Sistema ERP

Uma das formas mais simples de realizar essas consultas é por meio da Consulta Integrada que nossos sistemas possuem com o Serasa.

Diretamente no cadastro do cliente você consegue realizar a consulta que mais se adequa ao crédito que irá conceder e, além disso, o sistema se encarrega de armazenar as informações para histórico e análises futuras.

Se ainda não é nosso cliente, fale com nossos consultores e conheça nossas soluções.

Solicite o contato dos nossos especialistas, agende uma demonstração e conheça nossas soluções e ferramentas de gestão para empresas.

Artigos Recentes