fbpx

Tudo sobre Gestão

Nesse artigo vamos desmistificar e simplificar tudo que você precisa saber sobre gestão. Até porque, esse virou um assunto tão falado que passamos a ouvir um monte de informações “mais do mesmo”. E no final das contas, mesmo que muito falado, será que sabemos todas as informações que precisamos? 

Vamos ver!

O que é gestão?

Parece bobo começar falando a definição, porque isso é algo que já flui tão natural pra você, que parece que nem precisa de explicar né?

Mas antes de tudo, é importante lembrar que fundamento e base é o que dá estrutura para que grandes coisas se construam a partir dali. 

A grosso modo, gestão é o ato de gerenciar uma instituição, empresa, negócio, pessoas, processos, e/ou estratégias. 

E o objetivo dessa gerência é que você esteja alinhado com a direção que se deseja seguir. Ou seja, um gestor precisa ter a capacidade de liderar pessoas, pensar estrategicamente e potencializar uma organização para alcançar esse objetivo. 

Gestão envolve criar condições, sendo assim, crie um ecossistema para que sua empresa seja capaz de andar com as próprias pernas. Até porque, se você alcançar o sucesso que almeja, ele será pesado demais para carregar sozinho.

Tipos de gestão

Embora exista um conceito geral e amplo para gestão, ela pode tomar diversos rumos diferentes. Assim, dependendo da sua rotina, a gestão pode se ramificar em operações específicas.

Gestão Financeira:

Isso é o que mantém os gastos da sua empresa alinhados entre gastos e ganhos, possibilitando que você estabeleça um fluxo de trabalho lucrativo.

Gestão de Pessoas:

Todo negócio é formado por pessoas, que têm qualidades, defeitos e necessidades. O papel da gestão de pessoas envolve adequar práticas e técnicas para administrar o capital humano. Com isso, você passa a investir em talentos certos de forma eficaz.

Nessa hora, o apoio de um departamento de RH (Recursos Humanos), é um diferencial gigantesco. Com esse apoio, crie soluções baseadas no perfil de cada colaborador, e assim estará apto para resolver possíveis conflitos e acompanhar de perto como está o clima organizacional do seu negócio. 

Organizações só existem graças às pessoas que a formam e, por isso, todas devem ser consideradas durante qualquer planejamento estratégico. 

Gestão de vendas:

Aqui o foco é no cliente. Trace ações a partir das oportunidades criadas pelo marketing e desenvolva estratégias para fechar a relação entre seu cliente e seu negócio. 

Além disso, essa é a atividade encarregada de identificar tendências de mercado, e adaptar-se a demandas para manter o faturamento constante da empresa.

Gestão de processos:

Já falamos de gestão de pessoas aqui, e a gestão de processos andará lado a lado, e ambas se completam no processo.

Parece óbvio, mas além de ter profissionais capacitados e bem preparados, a forma como eles trabalham deve ser eficiente.

A gestão de processos está diretamente associada à sua qualidade de entrega, em decorrência de uma boa gestão de pessoas e uma boa gestão financeira. Isto é, a empresa ter menos burocracias para realização de tarefas, e com isso gastar menos tempo e recursos para entregar um bom produto e/ou serviço. 

Gestão empresarial:

A gestão empresarial é o guarda-chuva que engloba todas as características necessárias para bons gestores. É o papel central que envolve administração, análise, previsão e coordenação tanto de processos quanto de pessoas.

Apesar de ser algo natural para muitas pessoas, é interessante notar que quanto mais dos tipos específicos de gerenciamento você tiver conhecimento, melhor será sua performance nessa função.

Mesmo que algumas delas exijam a contratação de profissionais especializados, um conhecimento básico de todas elas só vai fazer bem à sua carreira.

Esses são alguns dos principais tipos de gestão, porém existem várias outras especificidades, como mudanças, logística, inovação, etc. 

E é claro que com essa infinidade de ramificações da gestão, não existe apenas uma forma para realizar melhor esse trabalho. 

Mas existem metodologias e ferramentas que te entregam o embasamento necessário para estruturação de estratégias e processos, como por exemplo os softwares ERP.

Como softwares ERP podem ajudar na gestão?

A gestão empresarial existe há muito tempo, e sua história começa na revolução industrial. 

Hoje, temos acesso a uma quantidade imensa de dados e em uma velocidade quase sempre em tempo real. Esse fato inova e revoluciona a gestão. 

Agora, empreendedores e gestores diagnosticam problemas, visualizam onde estão as oportunidades e percebem quais as reais características do negócio, sem achismos e à prova de erros.

Pense em tudo que envolve a gestão da sua empresa: o financeiro, a contagem de estoque, as vendas, entregas, fornecedores, colaboradores, clientes, comunicação interna… Agora imagine todas essas informações cruzadas e inter relacionadas, emitidas em relatórios completos e personalizados de acordo com sua necessidade.

O responsável por registrar, conectar e ilustrar esses dados, é o software ERP

A partir dessa tecnologia você consegue automatizar grande parte dos fundamentos da gestão empresarial. O que isso significa? 

Você consegue automatizar o controle do seu estoque, a emissão de documentos fiscais, ter controle gerencial sobre as rotinas diárias, além de conseguir integrar a aplicativos mobile, que aumentam seu espaço de vendas sem precisar aumentar ou disponibilizar um espaço físico. 

Com isso, você consegue ter uma vista panorâmica e de cima da sua empresa e traçar estratégias mais assertivas. Afinal de contas, todos os seus departamentos estarão se comunicando de maneira integrada e automatizada.

Com esse fluxo alinhado, você consegue poupar tempo de retrabalho e tarefas longas, e transformá-lo em tempo produtivo. E também, poupar dinheiro que era gasto em demandas extras necessárias, ou em prejuízos causados por erros, e transformá-lo em oportunidades de realizar estratégias e vendas mais assertivas. 

Conte conosco

As soluções Global Sistemas são capazes de flexibilizar e estruturar o gerenciamento do seu negócio. Contamos com softwares robustos, modulares e configuráveis de acordo com as necessidades da sua empresa.

Nesse cenário de processos bem desenhados e ações mais colaborativas, analise suas possibilidades. Invista em um sistema ERP para potencializar a gestão do seu negócio, e tenha junto ao seu conhecimento, uma ferramenta focada em otimização e eficiência de processos. 

Que tal já começar com uma demonstração de como nosso sistema funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Artigos Recentes